Manuel Gonçalves Rodrigues era natural da freguesia de Sistelo, mas radicou-se nas Felposas, freguesia de Paço onde adquiriu uma quinta com meios de fortuna ganhos no Brasil, para onde tinha ido muito jovem.
Nasceu no dia10 de Fevereiro de 1867 e faleceu a 29 de Dezembro de 1935. Era um homem com uma visão própria de quem se pretende dedicar à agricultura, ensaiando assim processos modernos de cultura, revelando todo o interesse por ela, procurando adaptar-se aos melhores métodos, daí ter-se dedicado inteiramente ao amanho das terras.
Tratava-se de homem honestíssimo, que pensava antes de agir, dotado dos melhores sentimentos de justiça e equidade, que respeitava todos como todos o respeitavam, humano e atencioso para com todos quantos dele se abeiravam. Manuel Gonçalves Rodrigues era viúvo de D. Joaquina Gonçalves Rodrigues, falecida na casa das Felposas no dia 4 de Fevereiro de 1827. Toda a fortuna adquirida no Brasil transformou-a em terras que produziam cereais de toda a qualidade e bons vinhos.
Com homens desta tenacidade e visão a agricultura não teria sido abandonada, motivo porque o seu nome merece ficar em lugar de destaque pelo que fez pela agricultura e pela vinha do concelho de Arcos de Valdevez.