Manuel António Gonçalves Roque, designado 2º. Visconde de Sistelo por carta régia de 3 de Novembro de 1880, fidalgo cavaleiro da Casa Real, comendador da Ordem de Cristo de Portugal e oficial da Ordem da Rosa do Brasil, cavaleiro e comendador da Ordem Pontifícia de S. Silvestre. Nasceu na freguesia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, a 14 de Junho de 1834 e partiu para o Brasil ainda muito novo onde tinha família o que o ajudou a amealhar uma grande fortuna.
Foi protector desvelado de muitas associações portuguesas e brasileiras, pertencendo, quando morreu, às dos Arquitectos e Arqueólogos Portugueses; à Comissão Central 1º. de Dezembro; à Sociedade de Geografia; à Real Associação Promotora de Lisboa; à Academia das Belas Artes; À Sociedade de Beneficência Portuguesa e outras associações do Rio de Janeiro.
Em 1870 casou com sua sobrinha D. Júlia Gonçalves Roque, filha do 1º Visconde de Rio Vez e em 1941 foi renovado o título de Visconde a favor de Vittório Luís Solari Roque de Pinho. Este faleceu em Outubro de 1885 sem descendência, passando o título a seu sobrinho Francisco José de Andrade Roque de Pinho, falecido em Lisboa e sepultado no Jazigo de família na freguesia de Sistelo.
Embora nada o confirme, mas diz-se que a telenovela “Deixa Que Te Leve” filmada ultimamente em Arcos de Valdevez, relaciona-se com a vida do Visconde Vittório Luís Solari Roque de Pinho.
O Castelo de Sistelo foi recentemente considerado de interesse municipal, visando a sua preservação como património histórico e a sua adaptação a um Centro Comunitário.