Joaquim Cerqueira Gomes, natural da freguesia de S. Paio da Vila, nascido a 16 de Março de 1846, contando 83 anos de idade quando faleceu vítima de atropelamento na rua do Heroísmo, na cidade do Porto.
Deixou à Santa Casa da Misericórdia a sua casa de morada e Quinta do Paraíso, onde residia, para ali se instalar um Asilo destinado a recolher, sustentar, vestir e educar crianças órfãs de ambos os sexos, bem como ensinar-lhes a amanho das terras. Este Lar além de recolher e ensinar as crianças necessitadas também dispunha de um sector onde as irmãs de caridade administravam aulas de português, piano e trabalhos manuais às crianças de pais abastados vila, aulas que eram pagas cuja receita era destinada ao suporte das despesas do Lar já que os títulos do tesouro deixados pelo doador perderam o valor. Entre as meninas e os meninos que frequentavam o Lar, contam-se Rosa Gachineiro Baganha, Céu Bernandes, Rosa Amorim Castilho, Beatriz Sotomaior Araújo, Maria Cândida Amorim Lima, Manuel Fernandes e outros.
Segundo nos diz a D. Rosa Gachineiro Baganha, o Dr. Albano Guilherme de Azevedo Amorim, da Casa das Pedrosas, punha à disposição das meninas da vila o seu cocheiro que as transportava de charrete de ida e volta para a referida escola.
O Lar Cerqueira Gomes mantém o mesmo fim para que foi doado, embora as instalações fossem ampliadas para acolherem novas valências no campo da saúde, do internamento, creche para crianças e outras valências. A quinta doada à Santa Casa da Misericórdia estende-se até ao limite das freguesias de Parada e Vilafonche. As instalações agora construídas, designadas por Vilagerações abrangem Creche, Pré-Primária, Apoio ao Domicilio, ATL,Refeitório, Farmácia, Centro de Convívio, Apoio ao Domicilio Integrado e o antigo,Lar Cerqueira Gomes continua a Apoiar a Infância e Juventude e ultimamente foi ali inaugurada uma Clínica de Medicina e Reabilitação que abrange diversas especialidades.
No terreno junto à Rua Dr. Cunha Cerqueira foi ocupado com o Agrupamento Escolar Prof. António Alves de Melo Machado que acolhe crianças oriundas de cerca de 18 freguesias .
O nome do doador encontra-se perpetuado na toponímia local.