O Dr. Bernardino Manuel da Costa Lima, nasceu na freguesia de Salvador da Vila de Arcos de Valdevez no dia 26-06-1770 e faleceu a 4-12-1818, filho de Francisco da Costa Guimarães e de D. Maria Vitória Rodrigues Lima, esta natural da freguesia de Távora Santa Maria, os quais possuíam um estabelecimento comercial na sua própria casa, sita na rua Direita, actualmente Rua Cerqueira Gomes, nesta vila dos Arcos de Valdevez.
Bernardino Manuel matriculou-se na Universidade de Coimbra a 4-10-1794, tendo antes frequentado o Real Colégio das Artes, onde fez exames de latim, retórica, filosofia e gramática. Após a licenciatura foi nomeado Juiz de Fora para o concelho de Redondo e mais tarde provedor de Évora. Em 3-10-1802 tomou posse do cargo de Juiz e mais tarde de Desembargador.
No começo de 1800 foi incumbido de recuperar a indústria de lanifícios em Redondo e em S. Miguel de Machade, o que fez com eficácia, daí ter sido nomeado em Junho de 1815 para o Senado Évorense.
Colaborou em diversos jornais e revistas. Como na altura o concelho do Redondo possuía poucos habitantes, o Dr. Bernardino da Costa Lima levou muita gente da freguesia de Oliveira para aquele concelho a fim de o povoar, o que aconteceu em poucos anos. Em face dessa medida, muitas pessoas naturais do Redondo tem origem na freguesia de Oliveira, deste concelho de Arcos de Valdevez.