Salvador Alves Pereira nasceu no dia 2 de Abril de 1902 no lugar de Reboreda, freguesia de Rio de Moinhos, deste concelho, e faleceu a 13 de Abril de 1982, com 80 anos de idade. Era casado com D. Maria da Glória Palhares Falcão C.R. Varajão, nascida em 6-2-1909 e falecida em 11-5-1987 Ainda muito novo tentou a sua sorte em terras do Brasil, mas como não atingiu os seus objectivos, regressou a Arcos de Valdevez e cá, com ajuda de amigos, comprou a primeira camioneta de passageiros e fixou a sede da pequena empresa em Pogido onde residia.
Com muito trabalho e tenacidade, a empresa foi crescendo até se transformar numa das maiores empresas do norte de Portugal e, ao tempo, o maior empregador do concelho. Com tal transformação, os seus autocarros passaram a levar o nome de Arcos de Valdevez por todo o país e estrangeiro.
Com o decorrer do tempo transferiu a sede da empresa para a entrada norte da vila e ali construiu um bloco de edifícios onde continua a sede da empresa. Nunca foi um homem muito virado para a política, mas em 1960 assumiu funções no Conselho Municipal que terminou 4 anos depois.
Em reunião da Câmara Municipal de 24 de Fevereiro de 1987 foi atribuído o seu nome à praceta frente ao Mercado Municipal e a 11 de Julho de 1997 a, título póstumo foi agraciado pela Câmara Municipal com a medalha de grande empresário.
A Empresa Salvador Alves Pereira continua agora a ser gerida por seu filho Salvador Varajão Alves Pereira.