Embora tivesse nascido no Pará do Brasil no dia 14 de Fevereiro de 1913, radicou-se em Arcos de Valdevez com apenas seis anos de idade. Veio a falecer no dia 27 de Novembro de 1990.
O Dr. Cunha Cerqueira fez os seus estudos liceais em Lá Guardiã, em Espanha e no Liceu Sá de Miranda, em Braga, vindo a obter a licenciatura em medicina em 1939, na Universidade do Porto.
Após a formatura cumpriu serviço militar no Hospital da Estrela, em Lisboa, e em 1940 abriu consultório de clínica geral nesta vila até 1991, ano em que faleceu.
Pela sua dedicação à actividade de médico durante 45 anos, foi jubilado pela Ordem dos Médicos e representou a própria Ordem neste concelho durante vários anos.
Como político esteve sempre do lado dos que defendiam os direitos dos cidadãos, da liberdade e da justiça.
Após a revolução de Abril de 1974 fez parte a Comissão Administrativa que geriu a Câmara Municipal até 1976; como vereador da primeira Câmara eleita de 1977 a 1978 e como Presidente durante o mandato de 1980 a 1982, cargo que exerceu com competência e dedicação.
A sua obra ao serviço da autarquia baseou-se, principalmente, na abertura de estradas através dum concelho muito necessitado dessas infraestruturas. Desempenhou outras funções, designadamente de Presidente da Direção do Clube Atlético de Valdevez, no qual foi praticante de futebol, foi médico no Lar Soares Pereira e irmão da Santa Casa da Misericórdia. Faleceu na sua casa da Falperra e era casado com D. Maria Albertina Dias Amorim, filha do falecido Dr. Germano Amorim.
A Câmara Municipal reconhecendo os serviços que prestou ao concelho, distingui- o por duas vezes: Uma por mérito ao serviço do concelho e da medicina e outra ao atribuir o seu nome a uma das ruas da vila.