O Dr. João de Sá Sotto Maior nasceu na freguesia de Jolda, no dia 24 de Agosto de 1666, filho de João Sotto Maior e de D. Isabel de Amorim. Formado em Coimbra, partiu para o Brasil onde foi ouvidor em Sergipe e desembargador na Baía. Casou nesta cidade com D. Brites da Rocha Pita, que morreu nova.
O Dr. João Sotto Maior regressou a Portugal desgostoso com a viuvez em que a prematura morte da esposa o lançou e veio residir para Viana do Castelo onde tinha parentes.
Em 1718 casou pela segunda vez, recebendo por esposa D. Maria Joana Barreto de Castro, filha do brigadeiro Félix Barreto da Gama. Depois de viver em Viana do Castelo durante vários anos, foi residir para a Quinta de Aurora, junto de Ponte de Lima, onde viveu o resto da vida, mandando construir junto à casa a capela da Virgem que ainda ali existe.
Faleceu em 13 de Setembro de 1759 com as honras de Desembargador da Casa da Suplicação e Cavaleiro da Ordem de Cristo No palacete da Quinta da Aurora reside actualmente o Conde de Aurora e sua família. Trata-se de uma família muito estimada e respeitada pela posição de destaque que usufrui no meio onde vive e na sociedade nobre portuguesa.
Não podemos afirmar convictamente se o Dr. João de Sá Sotto Maior pertencia a esta ilustre família.
O Conde de Aurora tem várias obras publicadas, sendo muito apreciada o “Roteiro da Ribeira Lima” publicada em Dezembro de 1996.