O Dr. Ribeiro como era conhecido, nasceu nesta vila a 1 de Abril de1901 e faleceu a 6 de Setembro de1974. Formou-se na Universidade de Coimbra em medicina. Depois de regressar a Arcos de Valdevez foi Director do Hospital, Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Subdelegado de Saúde,médico requisitado pelo Tribunal e pela Guarda Nacional Republicana para prestar assistência às famílias.
Foi um dos fundadores e director do Externato Municipal, bem como professor de ciências em 1934. Mais tarde aquando da construção do Externato Liceal Arcuense fundado por parte dos professores do velho Externato, foi também seu director e professor.
Além da sua actividade como médico e professor, foi também Director do Jornal Notícias dos Arcos e seu apreciado colaborador durante muitos anos com o seu habitual “Bilhete Postal” e poesia muito apreciada. Participou como actor em várias representações, designadamente a “Recita de Gala”, promovida pela Academia de Braga, no teatro D. Afonso Henriques, em 23.02.1921 e em 1.12.1921, promovido pela Academia do Liceu Sá de Miranda no Teatro Circo, em Braga. Pertenceu ao Trio Arcuense e no Teatro Teixeira de Queirós representou um importante papel na peça “A Ultima Palavra do Astrólogo Mendes”.
A família publicou a sua obra poética em Novembro de 2002, com prefácio do falecido Alberto Codeço e com o título “Obra Poética” com Antelóquio de António Cacho.
O Dr. Ribeiro tinha uma família numerosa, hoje muita dela já falecida.